Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CRM-PI faz Ouvidoria com médicos de São João do Piauí

A diretoria do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI realizou no final de semana uma Ouvidoria com médicos do município de São João do Piauí, município a 470 km ao Sul do Estado. A nova gestão do CRM-PI resolveu implantar esse serviço para melhorar a comunicação e agir de forma mais precisa nos principais problemas de saúde dos municípios. O trabalho começou em Picos. Nove médicos de São João do Piauí participaram e o motivo da reunião foi para que os conselheiros presentes pudessem ouvir as principais demandas existentes principalmente no trabalho diário no Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros, que é mantido pelo Estado, bem como na Maternidade Municipal Mãe Eliza.
O CRM-PI esteve presente com a presidente, Drª Mírian Palha Dias Parente, com o vice-presidente, Dagoberto Barros da Silveira, e com a conselheira Ceciane Alves Nery, além de funcionários do Setor de Fiscalização, Administração do CRM-PI e da Assessoria Jurídica, que tiraram dúvidas dos médicos convidados. Entre as principais queixas e solicitações dos médicos trata-se da falta de segurança no hospital regional, uma vez que os médicos já sofreram ameaças de pacientes, em caso de impossibilidade de realização de atendimento ou procedimento, também foi citado o pequeno número de plantonistas, que muitas vezes se limita a um por noite/madrugada, gerando muita tensão e sobrecarga.
Os conselheiros recomendaram aos médicos documentarem sempre por escrito os problemas enfrentados durante os plantões, até como forma de se resguardarem ética e juridicamente. Outra situação relatada pelos médicos presentes foram algumas dificuldades de conseguirem um efetivo deslocamento de pacientes graves para outros centros, alguns problemas inclusive enfrentados de comunicação entre a Regulação e o próprio Samu local.
Entre as orientações dos conselheiros presentes é que o profissional médico apenas faça leitura de exames ou laudos ou repassem orientação a pacientes somente mediante consulta médica, devidamente registrada, sempre também atentarem para os preenchimentos dos prontuários e tomarem muito cuidado com atestados, pois atestado falso é crime e o médico não deve agir de forma negligente, para ajudar em um pedido, por exemplo, de um paciente. Outra orientação é que o médico plantonista nunca deve abandonar o plantão sem a devida troca, mesmo este já tendo se encerrado, pois o médico estará sujeito a responder processo em caso de agravamento da saúde ou mesmo óbito de paciente, ferindo várias cláusulas do Código de Ética Médica.
Outro ponto relatado pelos médicos é que a Maternidade Municipal Mãe Eliza não conta com diretor clínico e o CRM-PI solicitará ofício ao Secretário Municipal de Saúde do município solicitando providência quanto ao assunto.
“Médicos podem e até devem denunciar colegas médicos no CRM-PI em caso de presenciar algum tipo de negligência do ato médico, isso é um princípio a ser observado em defesa da vida de pacientes e em caso de se colocar em risco o ato médico. Documentar por escrito as dificuldades de trabalho, os problemas das rotinas e a impossibilidade de dar a total assistência ao paciente são atribuições essenciais do médico a serem documentadas, pois assim ele estará resguardado futuramente, inclusive de ações contra ele no próprio CRM”, informou a presidente Drª Mírian Palha Dias Parente.
Por fim um dos pontos também apontados pelos conselheiros e que os médicos devem sempre atentar é quanto a publicidade sensacionalista e até mesmo a divulgação de serviços de especialidades médicas que, porventura, não condizem com a realidade de clínicas e consultórios. A Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME) do CRM-PI, que é presidida pelo conselheiro Dagoberto Barros da Silveira, está aberta para outros esclarecimentos sobre esse assunto, baseada, inclusive, em várias Resoluções CFM.

Ascom - CRM-PI
Márcia Cristina Rocha 

ouvidoria sao joo poseouvidoria s.joao 2p

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

                            Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí                                                                      Delegacia Regional de Picos - PI                        
                   Rua Goiás nº 991 - Ilhotas - Teresina/PI | CEP - 64014-055                                                     Rua João XXIII N º 305 CentroPicos Piauí CEP 64600
 Fone: (86) 3216-6100  -  Fax: (86) 32166121 | e-mail - atendimento@crmpi.org.br                               Fone: (89) 34225488 -  e-mail: delegaciapicos@crmpi.org.br