Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CRM-PI participa do I Seminário em Saúde Indígena do Piauí

 

Com o intuito de fortalecer a luta dos povos indígenas na construção de uma nova realidade a esses povos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou o I Seminário em Saúde Indígena do Piauí. O evento ocorreu nesta segunda-feira (4), no auditório do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), durante todo o dia. O evento teve representantes indígenas de outros estados, como do Acre. O Conselho Regional de Medicina do Piauí esteve representado pela sua presidente, a Drª Mírian Palha Dias Parente. O tema, inclusive, já vem sendo discutido em Regionais de Medicina Brasil afora, e também em evento específico do Conselho Federal de Medicina, onde o CRM-PI também se fez presente.
“É uma conquista participarmos de discussões a cerca da saúde dos nossos povos e construirmos novas realidades para as políticas públicas do Piauí”, disse Ninawá Inu Huni Kui, liderança indígena do Acre. O CRM-PI entende que é preciso uma política de saúde voltada especificamente para as necessidades dos índios.
O seminário é baseado nas ações que o projeto Piauí tem Índio Sim vem desenvolvendo em todo o estado. “Temos a perspectiva de discutir a questão das políticas públicas voltadas para as populações indígenas com o objetivo de fortalecer as políticas nacionais de saúde dos povos indígenas”, comenta Gilvano Quadros, coordenador de equidade. O encontro vem para fortalecer a educação permanente dos profissionais de saúde do SUS com temas relacionados à saúde dos povos indígenas, alinhados com a Política Nacional de Atenção à Saúde, além de incentivar, promover e divulgar espaços de negociação permanentes entre gestores e esses povos.
O tema central da manhã foi: Criando rede de colaboração na saúde indígena, que além do CRM-PI, teve representantes da Fundação Nacional de Saúde - Funasa, Ministério Público Federal no Piauí, Fundação Nacional do Índio – Funai, Núcleo de Estados em Saúde Pública da UFPI Parnaíba – NESP/UFPI, representantes da Universidade Estadual do Piauí – Uespi, entre outros.
As discussões a cerca do tema visam promover no Piauí a integração entre os povos indígenas, gestores das políticas indigenistas e gestores do SUS, para que se apropriem dos conceitos e dos valores de participação dos vários segmentos sociais, de modo a facilitar a elaboração de políticas de saúde nos níveis municipal, estadual e nacional, como passos importantes para o fortalecimento e consolidação da democracia e da garantia do direito à saúde dos povos indígenas.

 

CFRM-PI

 

i seminario sade indgena na ufpi2 04.12.17i seminrio da sade indigena na ufpi - 04.12

i seminrio sade indgena ufpi1 04.12.17

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

                            Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí                                                                      Delegacia Regional de Picos - PI                        
                   Rua Goiás nº 991 - Ilhotas - Teresina/PI | CEP - 64014-055                                                     Rua João XXIII N º 305 CentroPicos Piauí CEP 64600
 Fone: (86) 3216-6100  -  Fax: (86) 32166121 | e-mail - atendimento@crmpi.org.br                               Fone: (89) 34225488 -  e-mail: delegaciapicos@crmpi.org.br