Superintendente da Sesapi visita o CRM-PI e lista compromissos para melhorar situação de trabalho dos médicos no interior

Superintendente da SESAPI visita o CRM-PI para tratar de soluções sobre atrasos de pagamentos de médicos e falta de estrutura nos municípios

A presidência do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí – CRM-PI convidou o Superintendente de Assistência à Saúde (SUPAS), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde – SESAPI, Dr. Alderico Tavares, para uma reunião de cortesia no Conselho de Medicina, nesta manhã (09/02), cuja pauta discutida foi o atraso de pagamentos de médicos em alguns municípios do Estado, falta de estrutura e de cumprimento da escala médica em alguns estabelecimentos de saúde do interior.

Dr. Alderico Tavares, que atendeu prontamente a solicitação da presidente Drª Mírian Palha Dias Parente, informou que o atraso no pagamento de salários de médicos em alguns municípios decorre da dificuldade de repasse por parte do Governo do Estado, mas que prometeu uma solução para os próximos dias. “O Secretário de Saúde, Dr. Florentino Neto, está resolvendo a questão do repasse para colocar em dia os pagamentos do pessoal da Saúde nos municípios em atraso”, afirmou.

A reunião, que teve ainda a presença do vice-presidente, Dr. Dagoberto Barros da Silveira, e do diretor jurídico, Dr. Ricardo Abdala Cury, tratou também do valor oferecido aos plantões médicos, muito abaixo da média recomendada. A falta de médicos nas escalas de plantões durante fiscalizações do CRM-PI foi outro assunto tratado, pois essa lacuna prejudica a população.

Ao final, Dr. Alderico se comprometeu em enviar ao CRM-PI uma planilha com as datas dos pagamentos, objetivando regularizar as situações pendentes, bem como, aumentar os esforços para que as escalas médicas sejam cumpridas a contento.

O CRM-PI está com uma campanha de “Valorização do Trabalho Médico” com recomendação aos médicos inscritos neste Conselho a não aceitarem propostas de trabalho que submetam o profissional a situações degradantes e violadoras de normas trabalhistas e éticas. O Conselho também buscará soluções junto aos prefeitos e secretários de saúde nos municípios com notícias de atraso de pagamentos e salários não condizentes com o exercício da medicina.

Teresina, 09 de fevereiro de 2018.

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PIAUÍ

visitaalderico