Coronel da 10ª Região Militar do Exército palestra para formandos de medicina para ingresso na carreira militar

O Cel. Pedro Souza Holanda e o Ten. Antonio Reginaldo de Lima estiveram nesta manhã (06), na presidência do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), para uma visita de cortesia, com a presença do presidente em exercício, Dagoberto Barros da Silveira. O objetivo do encontro foi informar o trabalho de parceria que existe entre o CRM e o Exército brasileiro, no sentido de reforçar a importância da prestação do serviço militar obrigatório para formandos médicos do sexo masculino, como a Lei nº 12.336/2010.

O Cel. Souza Holanda informou que está em Teresina, onde desde esta terça-feira (05) está ministrando palestras nas universidades e faculdades as quais há cursos de medicina. Os formandos são obrigados a participarem das palestras e tão logo se formarem, serão convocados para se apresentarem no Exército, no caso de estudantes de medicina do Piauí, terão que se apresentar no 2º BEC. O serviço militar é de um ano, podendo ficar até oito anos, como oficial tenente temporário. Após esse período, poderá prestar concurso público para o Exército e seguir carreira.

“Ao se formar, o médico tem que voltar ao serviço militar obrigatório e estar em condições de servir ou não, para atuar como oficial médico tenente. As mulheres podem se apresentar como voluntárias; já os homens precisam participar do processo de alistamento obrigatoriamente. O Exército escolhe posteriormente os melhores por avaliação curricular e entre os escolhidos podem se apresentar voluntariamente ou pedir dispensa. Caso não haja voluntário, temos que aplicar a lei. Em 2017, tivemos dez voluntários do Piauí”, explicou o coronel. Caso não sigam o que determina a lei, os futuros médicos poderão ter impedimentos junto ao Conselho de Medicina e outros.

visita10regioexercito