Conselheiros aprovam Indicativo de Interdição Ética na Maternidade D. Evangelina Rosa

Reunião Plenária do CRM-PI aprova Indicativo de Interdição Ética na Maternidade D. Evangelina Rosa.

Em Reunião Plenária do corpo de conselheiros que compõem o Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí - CRM-PI, em reunião Plenária na noite desta segunda-feira (18), após discussões sobre os graves problemas na Maternidade D. Evangelina Rosa (MDER), a maior e de alta complexidade do Piauí, aprovaram por unanimidade, a proposta da presidente deste Conselho, Dr. Mírian Palha Dias Parente, de Indicativo de Interdição Ética.

Mesmo com um plano emergencial apresentado pela Sesapi, os conselheiros consideram insustentável qualquer medida paliativa de resolução dos problemas detectados na última fiscalização realizada no dia 12 de junho. Agora o Governo do Estado/Sesapi tem exatos 30 dias para resolução dos princiapais problemas descritos, entre eles a solução para o laboratório, que precisa funcionar a contento, a regularização do fornecimento de insumos e medicamentos e problemas mais graves estruturais, detectados em vários setores, entre eles fissuras no piso da UTI e centro cirúrgico. Caso as mudanças que visam a melhoria das condições de trabalho dos médicos e também que resguardam a segurança e a vida dos pacientes que precisam da instituição, a interdição ética será aplicada imediatamente, no dia 18 de julho. A reunião extraordinária contou com a presença da promotora de Justiça Karla Carvalho e com o superintendente de Assuntos Hospitalares da Sesapi, Dr. Alderico Tavares.

mder