Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CRM-PI reúne 24 médicos no I Curso de Capacitação para o diagnóstico de morte encefálica

Realizado o I Curso de Capacitação para o diagnóstico de morte encefálica

Aconteceu neste sábado (1º) o I Curso de Capacitação para o diagnóstico de morte encefálica, no Metropolitan Hotel. Na parte da manhã aconteceu a parte teórica e à tarde a parte prática. O vice-presidente do CRM-PI, Dr. Dagoberto Barros da Silveira, abriu o evento, que tem realização do CRM-PI, em parceria com a Central Estadual de Transplantes do Piauí e Sesapi. O curso é voltado para a qualificação de médicos do Estado que trabalham com pacientes críticos; portanto, também será realizado em outras oportunidades e em outros municípios do Estado. Participaram 24 médicos que já trabalham com pacientes críticos no Piauí.

O primeiro ministrante, Dr. Nagele de Sousa Lima, tratou sobre o Conceito de morte encefálica e os aspectos éticos e legais que envolvem o processo, quando foram abordadas as resoluções CFM, como a de nº 1.826/2007 e 2.173/2017, que tratam sobre o assunto. “É uma questão sempre que gera dúvidas, discordância, tanto para o médico assistente, quanto para a família. Então é sempre importante deixar os pontos bem esclarecidos para se ter a condução bem adequada do processo sobre diagnóstico e resolução de morte encefálica”, disse o Dr. Nagele, que trabalha no HUT e é especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira (SBC/AMB).

Em seguida a Drª Aline de Almeida Xavier Aguiar tratou do tema: Metodologia da determinação sobre morte encefálica, com pré-requisitos, lesão, causas reversíveis de coma e diagnóstico diferencial. Posteriormente, o médico neurologista Inaldo Magalhães tratou sobre: Exame Clínico. O Dr. Kelson Nobre Veras abordou o tema: Teste de apnéia. O médico e conselheiro do CRM-PI, Dr. Arquimedes Cavalcante Barroso falou sobre: Exame complementar, escolha do método mais adequado, dropller transcraniano, eleltroencefalografia, arteriografia cerebral e o Dr. Ricardo Cronemberg Mangueira abordou: Conduta pós determinação de morte encefálica, comunicação aos familiares, retirada do suporte vital.


Fonte: CRM-PI
Texto e fotos: Márcia Cristina Rocha - ASCOM

cursomorteencefal

cursomorteencef1

cursomorteencef2

cursomorteencef3

cursomorteencef4

cursomorteencef5

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí
Rua Goiás nº 991 - Ilhotas - Teresina/PI | CEP - 64014-055
Fone: (86) 3216-6100
E-mail - atendimento@crmpi.org.br
|
|
Delegacia Regional de Parnaíba - PI
Av. Álvaro Mendes, nº 1813, bairro Nova Parnaíba, CEP 64218-375
Fone: (86) 3321-1830 / (86)988020136
E-mail: delegaciaparnaiba@crmpi.org.br
|
|
Delegacia Regional de Picos - PI
Rua João XXIII, N º 305, Centro, Picos Piauí -CEP 64600-312
Fone: (89) 3422-5488
E-mail: delegaciapicos@crmpi.org.br