Secretário Florentino Neto apresenta plano para início de desinterdição na MDER

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, fez uma visita ao CRM-PI para tratar e apresentar um planejamento de ações em relação à desinterdição ética da Maternidade D. Evangelina Rosa (MDER). A presidente do Conselho, Drª Mírian Palha Dias Parente, e o corregedor Dr. Dagoberto Barros da Silveira, ouviram do secretário várias medidas que começam a ser tomadas.

Entre elas, aporte financeiro maior para quitar os pagamentos junto a fornecedores, em atraso; pagamento de salários atrasados até este mês de dezembro referente aos meses de setembro e outubro de contratados; pagamento até este mês de dezembro dos meses de setembro, outubro e novembro dos terceirizados; providências de melhorias para os problemas internos da maternidade, como o piso de centros cirúrgicos e UTIs, equipamentos com defeito ou quebrados, melhorias de leitos, entre outros.

Para o CRM-PI, os gestores precisam resolver com urgência os problemas sem que seja necessário esperar os 60 dias do fim do prazo da interdição ética da MDER, que entrou em vigor no dia 20 de novembro, e que somente permite a internação, neste prazo, de pacientes de alta complexidade. O CRM-PI tem sido convidado para apresentar sugestões esclarecimentos para diversos entes, como Ministério Público Estadual, Federal, parlamentares, procuradorias, pois sempre tem agido com ética, conhecimento técnico e com coerência no trato da saúde pública do Estado do Piauí.

planodesinter